PARADIGMAS ILKAGES - CAP 14

Fred estava sem saber o que dizer:
- Rogr... olha... você não pode contar sobre a Tess!
O  nativo estava sem entender:
- Mas por que não? Todos os patriarcas diziam que todo conhecimento devia ser compartilhado em sua tribo.
- Mas eu não sou de sua tribo.
- Não estou entendendo. Quando você me apresentou à sua guardiã, parecia algo muito comum. Algo que até nós devíamos conhecer.
- É, Fred. Por que ele não deve contar? - atiçou Tess.
- Obrigado pela ajuda, querida...-disse com ironia- Rogr, se você contar, não poderá dizer que matou o baruda. Isso não seria... uma desonra?
Rogr pensou um pouco:
- Não seria bem uma desonra... eu teria que caçar outro baruda.
- Mas esse já foi abatido. E, pelo pouco que lhe conheci, você não parece ser um caçador. Parece-me mais um pensador.
O ilkage enrugou a testa:
- É verdade... mas ele está todo chamuscado. Como explicar isso sem falar do seu dom?
Fred meditou por alguns segundos:
- Diga que o baruda foi abatido bem em cima de uma fogueira que usamos para chamar a atenção dele. Ou ocorreu uma tempestade e um raio caiu no bicho depois que ele morreu.
Rogr não parecia à vontade com a idéia.
- Não sei... nossos antepassados nos amaldiçoam quando mentimos para nossa família.
Fred começava a ficar impaciente:
- Rogr, de qualquer maneira você vai passar por louco ou mentiroso se contar, pois eu vou negar. E, se eu não confirmar, como você pode provar o que viu? É fantástico demais para acreditar, não acha?
O ilkage olhou para o baruda abatido. Respondeu sem olhar para Fred:
- É verdade... mas nossos antepassados saberão...
- Sabem nada! Estão mortos!
Rogr ficou indignado:
- Mesmo com esse espírito guardião você  diz que eles estão mortos? Tess, como você aceita guardar alguém assim?
- Ãh... Chavo tem muita paciência pois ninguém tinha paciência com ele... Fred, tenha respeito com os antepassados!
- Tá, tá, tá! Desculpe Rogr. Mas entenda que você pode voltar como herói ou como louco mentiroso. Não é melhor manter sua honra? Ninguém vai saber. Eu juro que não conto.
Depois de algum silêncio pensativo, Rogr respondeu:
- Está certo. Não vou contar sobre vocês...

0 comentários:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR:

- não escreva em CAIXA ALTA;
- não divulgue links;
- não escreva com miguxês, internetês e similares;
- respeite as opiniões apresentadas.

Obrigado.

 
T.E.C. © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour | Customized by Sybylla